quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Resenha: A Menina que Roubava Livros-Markus Zusak

Olá, hoje a resenha é de A Menina que Roubava Livros. Eu já queria ler esse livro faz tempo, fiquei interessada por conta do título e da capa. Então esse ano finalmente decidi ler.
Ganhei o livro da minha amada mãe de aniversário em agosto, demorei um pouco para começar a ler por que tinha outros livros para terminar, mas quando comecei me apaixonei. Nunca tinha lido livros nesse estilo, que envolve fatos históricos reais, que eu me lembre, mas a partir de agora irei atrás de mais livros assim.
A capa é bem simples mas eu amo, eu pelo menos, pude dar muitos sentidos à ela durante a história.

O livro conta acontecimentos da vida de uma menina que se chama Liesel Meminger. Ela vive na Alemanha nazista e foi deixada pela sua mãe na casa de um casal de outra cidade em seu país, durante a viagem de trem seu irmão morreu e teve de ser enterrado no meio do trajeto para a sua nova cidade. Foi nesse momento que ela viu a sua primeira oportunidade de furtar seu primeiro livro. Esse livro era o Manual do Coveiro, ele foi o início da paixão de Liesel por ler e roubar livros.

O casal que passou a se tornar sua família ganhou espaço no coração de Liesel sem muitos esforços, seu pai se chamava Hans Hubermann e sua mãe Rosa Hubermann. Em Molching, sua nova cidade, Liesel fez amigos e aprendeu muito com seu pai, que se tornara seu novo companheiro. Ele era um homem simples, fácil de se amar, trabalhava como pintor e foi quem ensinou verdadeiramente a menina a ler, eles aprendiam juntos no porão da casa através das paredes, escreviam nelas e quando não tinha mais espaço pintavam ela inteirinha de novo.
Liesel é uma garota ousada, corajosa e companheira, como não amá-la? Ela passa seus dias com seu melhor amigo Rudy Steiner, juntos eles conversam bastante e podemos dizer que aprontam muito também.

Uma coisa muito legal no livro é o fato de ele não ser narrado pela protagonista, como muitos livros atuais, a vida de Liesel é narrada pela Morte, o que não torna de jeito nenhum a história amedrontadora ou assustadora. Ela é narrada por alguém que se encontra várias vezes com Liesel sem mesmo ela perceber, esse narrador acaba se envolvendo com o leitor e criando um relacionamento com ele, a Morte passa despercebida pelos personagens mas nós o percebemos e compreendemos.

Outra qualidade do livro é por ele nos contar também algo que realmente já ocorreu, que pode até ser, que foi vivenciado por parentes mais velhos nossos. Nele entendemos também a situação dos alemães nessa época, muitos deles foram heróis para alguns Judeus, muitos não concordavam com o que acontecia a sua volta, mas não podiam fazer nada.

Para finalizar só me basta dizer que esse livro é perfeito! Muito bom e indicado para meninos e meninas de todas as idades.
E para quem não sabe e já leu ou se interessou na história tenho uma ótima notícia! Em 31 de Janeiro de 2014 haverá estreia do filme da adaptação desse livro. Segue o trailer e informações do filme.
Hahahaha me empolguei nessa resenha e escrevi um monte, espero que gostem.
E novamente a minha nota é 5 estrelas, não tenho motivos para tirar nenhuma.

Ana Flavia
                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário